Olá, pessoal!

 

Meu nome é Antônio Faillace, e hoje vou compartilhar com vocês um divertido deck que usei recentemente nos primeiros torneios do novo formato de Magic, o Pioneer!

 

É um formato novo, com muita coisa a explorar, e isso é muito bom pra quem gosta de montar e testar decks - exatamente o caso do deck que vou mostrar agora!

 

 

Como podem perceber, é um deck “recheado” de artefatos e cartas que interagem com eles. O plano base do deck é usar agressivamente suas criaturas e abusar dos bônus específicos para artefatos para atacar rápido seu adversário, embora também possua ferramentas para sobreviver num jogo mais longo. Vou detalhar alguns pontos sobre a forma que construí o deck e, ao final do artigo, terei uma seção com sugestões de mudanças para vocês testarem nas suas próprias builds!

 

**Base de Mana**

Uma das maiores vantagens em um deck composto majoritariamente de artefatos é que a base de mana é bastante estável. A necessidade de mana colorida é bem menor, então podemos usar alguns “utility lands” (ou seja, terrenos que fazem coisas além de gerar mana). Por exemplo, nessa minha lista optei por 2 Cavernas Crípticas e 4 Cidadela do Aço Negro. A Caverna troca um terreno por uma nova carta do deck quando você está lotado de terrenos, e a Cidadela tem sinergia com diversas cartas do deck (veremos mais à frente). Os demais terrenos alimentam as mágicas coloridas do deck, por isso acho importante mantê-los nessa distribuição.

 

**Criaturas**

Por se tratar de um deck com plano de jogo agressivo, o custo de mana das criaturas é baixo, para que seja possível dominar a mesa no início do jogo.

Temos 12 criaturas que podem ser usadas no primeiro turno. Não deixe o poder 0 do Ornitóptero enganar você - graças ao Vivificar Artefato e à Lâmina de Lumespectro o seu inofensivo 0/2 voador pode se tornar um monstro 5/5 ou um respeitável 2/4 já no segundo turno! Mensageiro do Bomat traz muito valor ao deck, pois além do Ímpeto possui uma habilidade que nos permite comprar mais cartas ao “custo” de descartar a mão - e como seu deck possui um custo de mana bem baixo, é bem possível que você no final troque 1 ou 0 cartas por 2 ou 3 (quem sabe até mais!) que o Bomat acumulou. Temos ainda o Gengibruto, que combina 2 excelentes habilidades, Ímpeto e evasão (ao custo de uma mana), sendo outro alvo excelente para suas Lâminas e Vivificar (já que 99% das vezes seu oponente não terá como bloqueá-lo). E, claro, a satisfação de vencer o jogo tacando um biscoito na cara do adversário (ou bolacha, para os leitores paulistas).

Caminhante Aeródromo e Supervisor de Aço são suas criaturas de 2 manas (ocasionalmente o Caminhante pode ser feito por mais manas, mas boa parte das vezes será feito por 2) e, embora frágeis, demandam resposta quase imediata do oponente, do contrário geram muita vantagem. São, indiretamente, uma forma de proteger suas outras criaturas também.

Pia Nalaar, fechando as criaturas no custo de 3 manas, é uma excelente opção que combina várias sinergias entre os artefatos, além de por si só já trazer também um voador 1/1. É uma carta que traz valor e também é muito útil num jogo mais longo, com sua habilidade de dar +1/+0 para artefatos quando você está com muitos terrenos.

 

**Mágicas**

Nas mágicas do deck encontraremos, na verdade, algumas cartas de criatura disfarçadas - Cóptero do Contrabandista e Vivificar Artefato. Cóptero traz um forte atacante evasivo para o deck, além da habilidade de comprar/descartar te permitir trocar cartas da mão por outras mais adequadas ao momento do jogo. Vivificar Artefato torna qualquer um dos seus artefatos (sejam eles criaturas ou não!) em uma ameaça que precisa ser lidada pelo oponente o quanto antes, do contrário o jogo acabará rapidamente. Lembre-se que o Vivificar não remove habilidades, então sua Cidadela 5/5 continua indestrutível, seu Cóptero 5/5 continua voando e comprando/descartando cartas, seu Gengibruto continua difícil de bloquear, etc.

Tambor das Folhas Vernais fornece uma excelente aceleração para o deck, especialmente quando você tem um Ornitóptero para acompanhá-lo. Quando você não precisar mais da mana, não hesite em fazer do Tambor um atacante 5/5, ou a munição para sua Explosão de Metralha.

Falando nela, a Explosão de Metralha é um dos melhores finalizadores do deck, e saber guardá-la para o momento exato é uma grande habilidade. Evite a tentação de usar a Explosão em seu oponente sem vencer o jogo, pois nunca se sabe quando uma criatura ou planinauta maléfico aos seus planos pode surgir. Uma boa opção é usar a Explosão em resposta a uma remoção do oponente - dessa forma, você sacrifica uma criatura que já estaria fadada ao cemitério de todo jeito, e pelo menos extrai algum valor a mais dela.

 

**Sideboard**

O formato Pioneiro ainda está bastante “aberto”, por isso é importante manter tanto um plano coerente para seu baralho principal como para seu sideboard. Nesse sentido, para não pulverizar demais o foco agressivo do deck, busquei com o sideboard ter uma variedade de respostas diferentes para várias estratégias do formato.

Segadeira é seu sideboard contra baralhos mais agressivos que você, ou até para ter uma criatura mais resiliente pós-sideboard; Perfurar Mágica e Frigir são ótimos especialmente contra decks azuis; Grade de Éter vai te permitir dominar baralhos de criaturas pequenas (especialmente “mana dorks”, como Elfo de Llanowar); e os 4 artefatos diferentes ajudam a atacar vários decks, como estratégias de cemitério, decks de Companhia Agrupada, decks baseados em fazer várias mágicas no mesmo turno, etc. Longe de ser um sideboard perfeito, mas até o momento serviu muito bem nos torneios em que joguei com o deck.

 

**Sugestões/Mudanças**

A configuração que mostrei não é final, completa ou irretocável. Na verdade, acredito que uma das maiores vantagens ao montar esse deck (se você estiver procurando uma opção viável e divertida para os torneios Pioneiros) é que, por se basear em artefatos, ele tem muita flexibilidade no jeito de montar o deck.

Algumas opções possíveis: usar Esperança de Ghirapur no lugar do Cóptero (inclusive uma opção que barateia bastante o deck); Balista Ambulante ou Serpente Litoespiral no lugar do Caminhante Aeródromo; Anjo Ilusório, Ladra dos Turbilinos ou Fada Animadora no lugar de Pia Nalaar; e até Intruso Voraz se quiser dar um “combo” pro deck (não esqueça de usar também o Arremessar!). Na base de mana, as Cavernas Crípticas podem dar lugar a outros “utility lands”, como Caverna Mutável, Escombros de Portão Marinho, Fundição dos Cônsules, Campo da Ruína ou outros que gerem valor.

Essa grande variedade de opções tornam o deck bastante interessante e adaptável ao metagame que você espera, e por isso acredito ser um bom “investimento” nesse formato tão jovem que é o Pioneiro.

 

Espero que tenham curtido!

Até a próxima! 

 

Inside Games / CNPJ: 20.390.186/0001-40