Olá, pessoal!

Continuando nossa exploração do formato Pioneer, hoje vou mostrar um deck muito divertido que usei recentemente nos torneios: UB Cemitério!

 

 

A ideia do deck é abusar das sinergias em torno do cemitério: criaturas que voltam pra mesa, cartas que funcionam quando “caem” no cemitério e cartas que usam o cemitério como “combustível”! 

O deck tem uma pegada agressiva, embora se comporte no começo como um deck de “combo”. Normalmente os primeiros turnos serão de “setup”, ou seja, você vai procurar na mão inicial cartas que alimentem seu cemitério para estabelecer sua mesa e ativar as sinergias do deck. Vale destacar: o mulligan aqui é MUITO importante! Você precisa começar com uma mão que permita fluir o plano do deck ou você acabará perdendo tempo demais - por isso, não tenha receio de mulligar!

Vou detalhar a seguir as cartas do deck em “blocos” e, ao final, incluirei algumas sugestões e possíveis mudanças:

 

**Base de Mana**

Sem muitos mistérios, 20 terrenos, sendo 8 duals UB e 6 de cada ilha/pântano. O deck não possui muito espaço para “utility lands”, então o foco foi a consistência para obter as cores certas desde cedo.

 

**Habilitadores/”Enablers”**

Aqui incluo as cartas que alimentam seu cemitério nos primeiros turnos, as quais você deve buscar agressivamente na mão inicial.

No custo um, temos 4 Fornecedora do Suturador e 4 Guardadora de Segredos, excelentes para abrir o jogo. No custo dois, temos 2 Maquinações de Taigam, 2 Plano de Contingência (que são na prática a mesma carta; se você preferir pode usar 4 cópias de um deles) e 2 Reviravolta de Cadáveres - se possível, guarde a Reviravolta mais para o final da partida, para extrair algum valor extra da criatura que você irá voltar para a mão. No total, 14 cartas que “tombam” o seu deck direto para o cemitério, e com isso viabilizam as cartas que detalharei a seguir.

 

**Recompensas/”Pay Offs"**

Aqui estão as cartas que tornam o deck realmente explosivo! Uma boa mão de enablers pode te dar um enorme retorno se você achar 2 ou mais desses cards.

4 Narcoameba, 4 Amálgama Cobiçado, 4 Morta Perseguida e 4 Calafrio Incapacitante formam a base de “valor” que você extrai do cemitério, em especial o Amálgama, que é a sua carta mais importante. Você tem 8 criaturas que retornam do cemitério sozinhas e com isso trazem o Amálgama junto. Não esqueça uma interação importante: ao ativar a habilidade da Morta Perseguida, você descarta 2 cards como parte do custo e, só na resolução, você a retorna do cemitério para o campo. Ou seja, se você descartar Amálgamas que estejam na sua mão, eles já estarão no cemitério quando a Morta retornar e com isso também voltarão no início da próxima etapa final!

Não esqueça também um detalhe do Calafrio, a habilidade dele NÃO faz ele ser conjurado do cemitério - ele simplesmente “se exila” e faz um efeito. Ou seja, seu oponente não tem como usar um card de “anulação” contra isso (a não ser que anule habilidades).

Além destes, também temos que falar dos 3 Pescador Gurmag. Como você provavelmente encontrará no meio das cartas que “tomba” algumas que não tem uso (por exemplo, terrenos), você poderá usá-las para conjurar o Gurmag com Esquadrinhar - é possível ter o peixão 5/5 já em jogo no segundo turno!

Por fim, os 3 Demônios das Profundezas sinergizam muito bem com as criaturas de custo alto que você coloca na mesa, e praticamente tiram um turno inteiro do seu oponente - em especial no início do jogo. Uma sequência perfeitamente possível é tombar algumas cartas no turno 1, voltar uma Morta Perseguida no turno 2, e no turno 3 conjurar o Demônio na manutenção do oponente (sacrificando a Morta), virar seus terrenos/permanentes, e com isso “ganhar um turno” de tempo.

 

**Utilidade**

Ainda temos espaço para algumas cartas, então optei por usar 2 Empurrão Fatal e 2 Fiel de Sidisi. Decks agressivos podem ser tão rápidos quanto você, por isso preferi usar esses espaços para cartas boas contra esse tipo de deck. O Fiel de Sidisi, em particular, faz alguns truques bem interessantes - sacrifica o Suturador para aumentar seu cemitério, volta um Demônio para sua mão para você virar as permanentes do oponente de novo, volta uma Guardadora de Segredos para tombar mais 4 cartas, além de remover bloqueadores do oponente.

 

**Sideboard**

Vale ter em mente que muitas vezes seu oponente incluirá no deck dele cartas que controlam o cemitério e/ou suas criaturas menores. Temos o quarto Pescador Gurmag bem como 4 Negação Persistente e 4 Capturar Pensamento, transformando o deck em uma espécie de “UB Tempo”. Completam o sideboard mais 2 Empurrão Fatal (contra decks agressivos), 2 Cripta de Tormod (contra decks que usam o cemitério) e 2 Ventos da Repreensão (contra decks mais lentos ou que usam permanentes para afetar seu cemitério, como Linha de Força do Vácuo).

 

**Sugestões/Mudanças**

Existem algumas formas diferentes de montar um deck com foco no cemitério. A versão que apresentei aqui é talvez a mais “agressiva”, pois busca encher a mesa nos primeiros turnos e atacar rapidamente o oponente.

Porém, é possível montar uma versão mais lenta, que gradualmente enche a mesa, trocando narcoamebas e calafrios pelo Familiar do Caldeirão e Forno da Bruxa, devendo também incluir algumas cópias de Emry, Espreitadora do Lago. Também é possível uma versão de 3 cores, incluindo o verde para usar cartas como Sátiro Trilheiro e Salvamento Macabro no lugar das Maquinações/Plano de Contingência - você diminui um pouco a consistência da base de mana mas usa habilitadores um pouco mais fortes.

Por fim, caso o preço do deck também seja um fator, você pode usar cartas como Coagir (Duress) no lugar do Capturar Pensamento, o que já reduz um bocado o investimento.

 

Espero que tenham curtido!

Até a próxima!

 

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